Como acreditar em palavras? Elas são tão vazias.
Apesar de ser a estrutura da humanidade e dirigir nossas vidas de maneira cultural e religiosa, acreditamos que um desconhecido escreveu algo sobre Deus que fundamentalmente é verdadeiro, mas não acreditamos em palavras próximas de pessoas em quem supostamente deveríamos confiar.
Deveríamos dar mais valor a palavra que aos sentidos, nossos sentidos são limitados, os animais tem os sentidos muito mais apurados que os nossos. No entanto existe uma forma de conhecimento, comunicação e demonstração de sentimentos que nos diferencia deles, a palavra.
Portanto, porque não utilizar a palavra como a mais profunda forma de dizer o que realmente se sente?
Porque a palavra pode ser manipulada arbitrariamente, pode ser condenada ao insucesso caso não seja proferida de forma sutil e capaz de agradar aos ouvidos e acalmar um coração.
Os gestos são falhos pois nossos sentidos são limitados, muitas vezes não conseguimos diferenciar o que é sonho do que é real, a palavra não, ela é clara, sutil, rude, perfeita. Palavras jogadas ao vento ainda possuem seu valor, ao menos que seja para não as ouvirmos mais. Porem o que temos de mais concreto que as palavras para expressarmos nossos sentimentos?
Alguém fora do seu estado de espírito pode afirmar com convicção. Gestos, os gestos valem mais que mil palavras. Pois como confiar nos gestos se os mesmos podem ser manipulados, tanto ou mais que as palavras. Os gestos podem ser planejados e executados com uma precisão cirúrgica podem se sinceros em parte, mas existe neles a mesma porcentagem de possibilidade de engano que existe nas palavras. Os olhos, estes não mentem. Então como explicar o olhar inocente de um assassino, o olhar apaixonado de alguém que engana, os olhos cheios de lágrimas que os atores esbanjam em peças teatrais?
Talvez você nunca tenha se perguntado, mas para se firmar na realidade e sentir a sola dos dois pés firmes no chão úmido você precisa ser dogmático, em parte você precisa acreditar em alguma coisa acima de qualquer outra, caso contrario, você passara a eternidade inseguro e com medo de viver e de ser enganado e de ser manipulado.
Mesmo o amor, o mais sublime dos sentimentos não pode ser declarado em simples palavras e ser aceito com total segurança de sua realidade, apesar dele existir e ser intenso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário